A série de vídeos Acessibilidade e Inclusão busca apoiar docentes, técnicos(as) e toda a comunidade acadêmica na construção de uma universidade mais inclusiva, em que acesso, permanência e aprendizagem estejam assegurados a todas as pessoas. Partindo do reconhecimento da diversidade das formas de aprender, o material apresenta orientações sobre ajustes pedagógicos e institucionais que promovem equidade e favorecem a participação de estudantes com necessidades específicas. Mais do que oferecer regras, os vídeos incentivam o diálogo, a escuta e o fortalecimento de vínculos, valorizando a trajetória, a autonomia e os direitos de cada estudante. São abordados também temas essenciais, como os cuidados emocionais em situações de crise, o papel do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp e as diretrizes da Política de Acessibilidade e Inclusão da universidade. Inspirados em princípios como o desenho universal da aprendizagem, a comunicação acessível e a multiplicidade de recursos didáticos, os vídeos apontam caminhos práticos para que as aulas, avaliações e interações acadêmicas possam se tornar mais inclusivas, garantindo não apenas a presença, mas sobretudo o pertencimento de todas e todos.
A série de vídeos Racismo e Universidade convida a comunidade acadêmica a refletir sobre como o racismo estrutura a sociedade brasileira e incide diretamente na educação superior. Os episódios percorrem desde a construção social da ideia de raça, apresentando seus três principais sentidos, até a análise do “contrato racial”, que organiza desigualdades e legitima exclusões históricas. A partir dessa base conceitual, o material discute o papel da universidade na reprodução dessas dinâmicas, mostrando como práticas pedagógicas, currículos e políticas institucionais podem tanto perpetuar silenciamentos quanto abrir caminhos para transformações. Ao tratar de acesso, permanência e pertencimento, a série evidencia a urgência de promover ambientes antirracistas, capazes de valorizar a diversidade de saberes e experiências. O conteúdo busca provocar mudanças de atitude e fortalecer o compromisso da universidade com a equidade, a justiça social e a produção de conhecimento comprometida com a pluralidade.
A série de vídeos sobre Violência de Gênero discute de forma acessível e crítica como as desigualdades de gênero se manifestam e impactam a vida universitária. São apresentados os conceitos fundamentais de gênero, os mecanismos de perpetuação da violência em ambientes acadêmicos e estratégias para mitigar seus efeitos. O material evidencia que a universidade, assim como a sociedade em geral, reproduz relações assimétricas que afetam sobretudo mulheres e pessoas LGBTI+, e que o enfrentamento dessas desigualdades exige tanto consciência individual quanto compromisso institucional. São abordados temas como a criação de espaços de diálogo, a valorização da diversidade na composição de equipes, o uso da linguagem inclusiva e a importância de currículos que contemplem autoras mulheres. Além disso, a série destaca os canais institucionais de denúncia, o papel dos Núcleos de Apoio Estudantil e a necessidade de práticas pedagógicas atentas às desigualdades. Os vídeos buscam sensibilizar a comunidade acadêmica para assumir uma postura ativa no combate ao machismo, à transfobia e à LGBTfobia, construindo coletivamente uma universidade mais democrática, equitativa e segura.
A série de vídeos sobre Maternidade e a Universidade discute os desafios enfrentados por estudantes, pesquisadoras e docentes que conciliam a vida acadêmica com a experiência da maternidade. Os vídeos abordam desde os impactos da sobrecarga materna sobre a saúde mental, passando pelas transformações emocionais, sociais e financeiras do ciclo gravídico-puerperal, até a necessidade de políticas e práticas institucionais que reconheçam a pluralidade das maternidades. Ao tratar das especificidades vividas por mães em diferentes contextos — mulheres negras, mães solo, pessoas com deficiência, homens trans e famílias em condições de vulnerabilidade —, os vídeos destacam como o patriarcado, o racismo e as desigualdades estruturais ampliam a pressão sobre quem cuida. Mais do que apresentar dados e pesquisas, os vídeos onvida a comunidade acadêmica a assumir corresponsabilidade no cuidado, promovendo ambientes mais justos, empáticos e inclusivos.
A série de vídeos sobre a Comunidade LGBTQIAPN+ na Universidade tem o intuito de promover um ambiente acadêmico mais acolhedor, diverso e livre de discriminações. Os vídeos apresentam conceitos fundamentais sobre identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, expressão de gênero, desconstruindo visões reducionistas baseadas na heterocisnormatividade. A partir de uma perspectiva fundamentada em evidências científicas, o material discute como o preconceito, a patologização e as violências institucionais afetam diretamente a saúde mental e a permanência dessa comunidade na educação superior. São destacadas também as especificidades das vivências trans, o trabalho do Núcleo Trans da Unifesp, além de recomendações práticas para docentes e gestores na construção de espaços inclusivos e respeitosos. Os vídeos convidam a refletir sobre as lentes com que olhamos o mundo e as pessoas ao nosso redor, propondo um letramento em diversidade sexual e de gênero que fortaleça o diálogo, o cuidado e a equidade.
A série de vídeos sobre Masculinidades apresenta um olhar introdutório e crítico sobre o que significa ser homem em diferentes contextos sociais, históricos e culturais, destacando que não se trata de é uma essência natural, mas uma construção social que se transforma ao longo do tempo e espaço. Os vídeos discutem a relação entre masculinidade e poder, explorando a chamada “tríade da violência”: aquela praticada contra mulheres, contra outros homens e contra si mesmos, em manifestações que vão do feminicídio ao suicídio, do alcoolismo à violência policial. A série evidencia ainda como o modelo hegemônico de masculinidade contribui para a negação do autocuidado, o distanciamento dos serviços de saúde e o abuso de substâncias, com impactos não apenas sobre os indivíduos, mas também sobre suas famílias e comunidades. Ao trazer essa reflexão para o ambiente universitário, os vídeos mostram que as desigualdades de gênero e os padrões de masculinidade atravessam as práticas e relações cotidianas da academia. O objetivo desta série é provocar reflexão crítica e incentivar novas formas de viver a masculinidade, promovendo equidade, cuidado e ambientes acadêmicos mais justos, inclusivos e saudáveis para todas as pessoas.
A série de vídeos sobre Comunicação como estratégia apresenta reflexões sobre como a forma de se relacionar impacta diretamente o bem-estar no ambiente acadêmico. A série introduz técnicas de comunicação e de escuta ativa, ressaltando como esses recursos fortalecem vínculos, ampliam a empatia e favorecem a resolução construtiva de conflitos. Além disso, os vídeos aprofundam a compreensão da Comunicação Não Violenta e sua aplicação no cotidiano universitário, explorando desde situações de diálogo com estudantes até formas de oferecer feedback respeitoso e construtivo. Também são discutidas as implicações da linguagem e da forma de conversar na criação de um ambiente acadêmico mais acolhedor, inclusivo e saudável. Ao reunir estratégias práticas e conceitos fundamentais, a série busca instrumentalizar docentes, técnicos e estudantes para transformar a comunicação em um recurso de cuidado, cooperação e promoção da saúde mental no contexto universitário.
A série de vídeos Suicídio na Universidade traz reflexões fundamentais para a promoção de saúde mental e para a construção de uma comunidade acadêmica mais solidária. A Aula Aberta: Prevenção ao Suicídio inaugura o debate, apresentando conceitos, estratégias e desafios contemporâneos. Em seguida, os vídeos aprofundam aspectos centrais: o processo de luto e a importância da pósvenção, os impactos e especificidades do suicídio no contexto universitário e as suas repercussões para o bem-estar estudantil. Também são abordadas orientações práticas sobre como agir diante da ideação suicida e a atuação dos Núcleos de Apoio ao Estudante (NAEs) na escuta, acolhimento e encaminhamento de situações críticas. Ao reunir diferentes perspectivas, a série busca sensibilizar e instrumentalizar a comunidade acadêmica para identificar sinais de risco, oferecer apoio e fortalecer redes de cuidado.
A série de vídeos Autocuidado e Saúde Mental convida a refletir sobre práticas e estratégias para fortalecer o bem-estar no ambiente acadêmico e profissional. O primeiro vídeo apresenta conceitos de saúde integral e aborda os desafios da saúde mental no trabalho, destacando a importância das emoções, da inteligência emocional e dos sete pilares do autocuidado para uma vida mais equilibrada. O segundo vídeo introduz o Método FEMA e o canva de autocuidado, oferecendo ferramentas práticas para planejar ações cotidianas de cuidado consigo mesmo. Já o terceiro vídeo explora as habilidades de vida – como autoconhecimento, empatia, comunicação eficaz e pensamento crítico – como recursos fundamentais para a promoção da saúde mental e a prevenção do sofrimento psíquico. Juntos, esses conteúdos buscam estimular a autonomia, a construção de redes de apoio e a criação de ambientes universitários mais saudáveis e acolhedores.
A série de vídeos Uso de Substâncias apresenta uma reflexão crítica sobre os transtornos relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, situando-os também no cotidiano universitário. Os vídeos discutem como esses transtornos se manifestam, seus impactos na saúde física, mental e social e os obstáculos que estudantes podem enfrentar para buscar apoio. Ao abordar as possibilidades de tratamento, a série enfatiza a relevância dos serviços de saúde, das estratégias de redução de danos e do fortalecimento de redes de cuidado, destacando que o acesso precoce e o acompanhamento contínuo fazem diferença no processo de recuperação. No ambiente acadêmico, evidencia-se a importância do acolhimento sem estigma, da escuta ativa e do incentivo ao autocuidado, de modo a favorecer trajetórias estudantis mais seguras, saudáveis e inclusivas.
A série de vídeos Ansiedade busca aprofundar a compreensão sobre os transtornos ansiosos e seus desdobramentos no ambiente universitário. O primeiro vídeo apresenta os principais tipos de transtornos de ansiedade, suas manifestações clínicas e o impacto que produzem na vida acadêmica, afetando desempenho, convivência e bem-estar. O segundo vídeo aborda especificamente os cuidados emocionais em situações de crise, como ataques de pânico, trazendo orientações práticas de manejo em contextos não médicos, voltadas a docentes, técnicos(as) e colegas que possam se deparar com essas situações no ambiente universitário. Além de descrever sintomas, riscos e formas de cuidado imediato, a série também destaca estratégias preventivas. Com isso, busca-se reduzir o estigma, ampliar o diálogo sobre saúde mental e promover ambientes acadêmicos mais acolhedores, seguros e favoráveis ao desenvolvimento dos estudantes.
A série de vídeos Depressão aborda de forma abrangente os impactos desse transtorno no contexto universitário, trazendo informações essenciais para estudantes, docentes e profissionais da educação superior. O primeiro vídeo apresenta o que é a depressão, suas características e epidemiologia, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento especializado. O segundo vídeo discute aspectos específicos da depressão no ambiente acadêmico, explorando fatores de risco como sobrecarga de estudos, competitividade, mudanças de rotina, dificuldades financeiras, uso de substâncias e inseguranças quanto ao futuro profissional. São também trabalhados o estigma e o autoestigma, que frequentemente dificultam a busca por ajuda, favorecem o isolamento e agravam o sofrimento. O terceiro vídeo trata dos cuidados emocionais em situações de crise relacionadas à depressão, com orientações práticas para docentes, colegas e equipes técnicas sobre como reconhecer sinais de alerta, acolher estudantes em sofrimento e encaminhar para apoio adequado. Com isso, a série busca promover uma cultura de escuta, acolhimento e cuidado no espaço universitário.
A série de vídeos Transtorno de Personalidade explora os desafios que esses quadros representam no contexto acadêmico, destacando estratégias de acolhimento, manejo e encaminhamento no ambiente universitário. O primeiro vídeo aborda o impacto dos transtornos de personalidade entre estudantes, discutindo fatores de vulnerabilidade, repercussões no desempenho acadêmico e a importância do tratamento especializado. O segundo vídeo traz orientações sobre como reconhecer e lidar com situações de crise relacionadas aos transtornos de personalidade, como mudanças abruptas de comportamento, isolamento social, agressividade, ideação suicida ou automutilação. São enfatizadas condutas fundamentais, como oferecer uma escuta empática, validar o sofrimento, garantir a segurança imediata em situações de risco e atuar como ponte para os serviços especializados da universidade e da Rede de Atenção Psicossocial. Com isso, a série reforça a necessidade de enfrentar o estigma, promover ambientes mais seguros e apoiar estudantes que vivenciam esses sofrimentos de forma ética, cuidadosa e responsável.
A série de vídeos Transtorno Psicótico apresenta os principais aspectos desse transtorno e suas implicações no contexto acadêmico, oferecendo subsídios para docentes, servidores e estudantes compreenderem e acolherem situações de sofrimento psíquico. O primeiro vídeo introduz a temática das psicoses, explicando sintomas como delírios, alucinações e desorganização do pensamento, além de discutir fatores de risco, o modelo estresse-vulnerabilidade e sinais precoces que podem surgir na vida universitária. O segundo vídeo traz orientações práticas sobre como reconhecer e lidar com situações de crise psicótica, enfatizando a importância de oferecer uma escuta empática, validar o sofrimento e não confrontar delírios. Também são abordadas estratégias para garantir a segurança de todos os envolvidos, respeitar a autonomia do estudante sempre que possível e acionar serviços especializados da universidade, da Rede de Atenção Psicossocial e de emergência, quando necessário. Com isso, a série reforça a relevância de uma atuação ética e cuidadosa, contribuindo para reduzir o estigma e favorecer a busca por ajuda em momentos de maior vulnerabilidade.