A universidade é um espaço de oportunidades, mas também de intensos desafios, onde a pressão por desempenho, a competição e as desigualdades sociais e econômicas podem gerar um ambiente propício ao sofrimento emocional. Reconhecendo a necessidade de ações que promovam o bem-estar e o acolhimento, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (PRAEPA) e de seus parceiros, apresenta o curso "Saúde Mental e a Universidade: Conceitos e Práticas".
Este programa foi cuidadosamente desenvolvido como uma formação para profissionais da educação do Ensino Superior, estudantes e servidores, em parceria com a Assessoria de Equidade, Pertencimento e Ações Afirmativas da Escola Paulista de Medicina (AEPAA-EPM) e os Núcleos de Apoio ao Estudante (NAEs). Seu principal objetivo é instrumentalizar a comunidade acadêmica com ferramentas para atuar de forma proativa na promoção da saúde mental, no acolhimento do sofrimento emocional e na prevenção de agravos no ambiente universitário. Acreditamos que, ao fortalecer a capacidade de cuidado em cada membro da comunidade, é possível construir um ambiente mais seguro, inclusivo e propício ao desenvolvimento pleno de todas as pessoas.
Ao final do curso, as pessoas participantes terão desenvolvido um conjunto de habilidades práticas e conhecimentos teóricos essenciais para a promoção da saúde mental no contexto universitário. O programa foi estruturado para que você seja capaz de:
Comunicar-se de forma empática e eficaz com estudantes, utilizando técnicas de escuta ativa e os princípios da Comunicação Não Violenta. O objetivo é estabelecer um canal de diálogo aberto e sincero que promova a confiança e o apoio mútuo.
Compreender a importância de um ambiente verdadeiramente inclusivo e de pertencimento, considerando as questões de diversidade como valor. O curso aprofunda a compreensão de como as desigualdades estruturais impactam a saúde mental da comunidade acadêmica.
Identificar precocemente sinais de sofrimento emocional e crises entre estudantes, aplicando intervenções apropriadas e, quando necessário, realizando encaminhamentos adequados para as redes de apoio institucionais.
O curso é autoinstrucional, composto por videoaulas que duram entre 10 e 30 minutos.
A cada semana será lançado um conjunto de videoaulas em torno de um tema, relacionado a um ou mais das quatro dimensões do curso:
Comunicação e Escuta: Relação docente/discente
Diversidade: Inclusão e Pertencimento na Universidade.
Letramento em Saúde Mental
Fluxos Institucionais